DAR O NOSSO MELHOR AINDA É POUCO PARA AQUELE QUE NOS DEU TUDO

VOLTAR
 

Encontramos em muitas igrejas uma insatisfação por parte de seus membros pela maneira como elas se encontram.

Todos sabem apontar os erros, sabem falar sobre aquilo que deveria ser feito, como deveria ser, colocam a culpa nos ombros de determinados irmãos. Mas infelizmente essas pessoas não fazem nada para mudar a situação. “Querem ver acontecer, mas não querem fazer acontecer”

São pessoas que ficam com os seus braços cruzados sem dar importância a obra do Senhor, esperando o milagre acontecer.

Quando o profeta Ageu apresentou a sua mensagem, o povo se encontrava numa situação semelhante: “o compromisso com Deus e com sua obra ficaram esquecidos, não havia mais preocupação com o serviço religioso”

Infelizmente esta é uma realidade na vida de muitas igrejas. Crentes que tem tempo apenas para atender as suas necessidades materiais, sociais, intelectuais e se esquecem da vida espiritual, se esquecem de Deus, de sua obra.

Como igreja não podemos nos esquecer de que temos uma missão integral visando atingir o homem como um todo com a mensagem do evangelho. Não podemos deixar abandonada a obra do Senhor, precisamos nos engajar nela a cada dia. Nosso Senhor Jesus disse: “buscai, pois em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas” Mt 6.33

Quero pensar com os amados sobre o seguinte tema:

Dar o nosso melhor ainda é pouco para Aquele que nos deu tudo

O povo tinha experimentado inicialmente, uma grande benção, voltaram do exílio para a sua terra natal. No entanto ao invés de reconstruírem o templo restaurando o culto a Deus que os libertará, procuraram restaurar os seus bens, construir casas luxuosas, etc.

Amados, Deus nos alcançou com a sua Graça Maravilhosa, o que temo feito para Ele? Como tem sido o nosso relacionamento com Ele e com o seu Reino?

A Palavra de Deus nos diz: Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: somos servos inúteis, por que fizemos apenas o que devíamos fazer. Lc 17.10

A luz do tema proposto, vamos refletir sobre as seguintes verdades:

1) 
Precisamos dar o nosso melhor priorizando a obra de Deus (Ag 1.2,4,9)

A obra de Deus não era prioridade para este povo.O povo não dava prioridade de tempo, nem de trabalho.O povo estava alienado para esta verdade. Deus diz: este povo em vez de meu povo, revelando a sua insatisfação com relação a vida espiritual da nação.

Como podemos fazer com facilidade uma analogia entre os dias do profeta e os nossos dias, quando encontramos muitos desinteressados pelas atividades religiosas.

A negligencia naqueles dias foi quanto a restauração do templo, em nossos dias se refere a falta de crescimento espiritual, falta de oração, relaxamento na vida de testemunho, falta de amor fraternal, falta de amor a obra de Deus.

2 – precisamos dar o nosso melhor estimulando para o serviço, aqueles que se encontram desestimulados. (Ageu 2.4,5)

Esta era a missão de Ageu, incentivar o povo a trabalhar, incentivar os desanimados através da mensagem profética vinda do Trono de Deus. Devemos também fazer uso da Palavra para trazer desperta mento aqueles que estão dormindo espiritualmente, aqueles que estão com seus braços cruzados.

Abraham Lincoln disse certa vez: “o desejo de trabalhar é um mérito tão raro, que deve ser encorajado”

3 – Quando fazemos a nossa parte dando o melhor, podemos confiar que receberemos o auxilio divino para o serviço. (Ag 1.13)

Ageu garantiu ao povo que Deus haveria de auxilia-los na tarefa da reconstrução. Essa certeza levou o povo a responder a chamada de forma positiva.

Amados, Deus não pede que nós façamos o seu trabalho sozinhos ou só por nossas próprias forças. Ele garante que nos auxilia quando nos colocamos em suas mãos.

Olhe para a Bílblia:

Êxodo 3.12
Eu serei contigo
Juízes 6.16Já que Estou contigo
Juízes 1.5Como Fui com Moisés, assim Serei contigo, não te deixarei, nem te desampararei..
Jeremias 1.5Não temas... Eu sou contigo ...
Mateus 28.20Estou convosco todos os dias

4 – Quando damos o nosso melhor, recebemos bênçãos de Deus (Ag 2.19)


Por causa do pouco caso do povo com a obra de Deus, as bênçãos ficaram retidas. Ag 1.6 Tendes semeado muito e recolhido pouco; comeis, mas não chega para fartar-vos; bebeis, mas não dá para saciar-vos; vestis-vos; mas ninguém se aquece, e o que recebe salário, recebe-o para pô-lo num saquitel furado

A Bíblia nos mostra que o castigo para a desobediência é inevitável. A obediência produz resultados positivos.

O apóstolo Paulo nos ensina: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que no Senhor o nosso trabalho não é vão. 1 Co 15.58

Concluindo amados irmãos, precisamos pensar sobre o que temos feito para Deus. O povo daqueles dias recebeu a mensagem trazida pelo profeta Ageu e  mudaram a forma de agir.

Ag 1.12 -  
Então, Zorobabel, filho de Salatiel, e Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, e todo o resto do povo atenderam à voz do SENHOR, seu Deus, e ás palavras do profeta Ageu, as quais o SENHOR, seu Deus, o tinha mandado dizer; e o povo temeu diante do SENHOR.

 


DEIXE O SEU COMENTÁRIO

 

IGREJA PRESBITERIANA EM ANDORINHAS
Rua Malvino Ferreira de Andrade, 869 - Andorinhas - Magé - Rio de Janeiro - Brasil
Telefone (21) 2630-1222 - E-mail: ip-andorinhas@ig.com.br
Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados